Desequilíbrios na balança comercial andina: eles se ajustam biofisicamente?

Autores

  • Pablo Samaniego Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. FLACSO. Quito, Ecuador
  • María Cristina Vallejo Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. FLACSO. Quito, Ecuador
  • Joan Martínez-Alier Instituto de Ciencia i Tecnología Ambiental. Universitat Autònoma de Barcelona. España

Resumo

Depois de vários anos para melhorar os termos de troca, alguns países da América do Sul estão experimentando agora uma nova situação caracterizada por déficits na balança comercial (importações mais elevadas do que as exportações, em termos monetários), enquanto os défices persistem em suas balanças comerciais em termos físico (as exportações em toneladas são muito maiores do que as importações em toneladas, uma condição conhecida como "déficit" físico, já que significa que mais materiais são exportados do que os recursos naturais importados, desgastantes ou degradantes).
Este artigo apresenta dados de três países: Colômbia, Equador e Peru, embora as tendências sejam semelhantes em muitos outros países da América do Sul. Assim, a situação desfavorável estruturalmente persistente histórica (que continuou em 1990 e 2000, até hoje) termos negativos do comércio (uma tonelada de importações é, pelo menos duas ou três vezes mais caro do que uma tonelada de exportações), situação foi ligeiramente aliviado na última década, uma nova deterioração nos termos de troca é agora adicionada (mais uma vez).
Como os déficits comerciais levam a déficits em conta corrente, existem necessidades de financiamento externo. Como empréstimos estrangeiros vai aumentar mais uma vez, haverá uma nova necessidade para as exportações adicionais de matérias-primas para pagar a dívida, esgotando recursos, poluindo o meio ambiente e causando mais e mais conflitos sócio-ambientais.

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Samaniego, P., Cristina Vallejo, M., & Martínez-Alier, J. (2018). Desequilíbrios na balança comercial andina: eles se ajustam biofisicamente?. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 24(1), 163–185. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/154