SUBSÍDIOS AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO EQUADOR: Diagnóstico e Opções para sua Redução Progressiva

Autores

  • Ignasi Puig Ventosa Universidad del Azuay. Cuenca, Ecuador
  • Andrés Martínez Sojos Universidad del Azuay. Cuenca, Ecuador
  • Zaira Vicuña del Pozo Universidad del Azuay. Cuenca, Ecuador
  • Gonzalo Córdova Vela Universidad del Azuay. Cuenca, Ecuador
  • Pedro Álvarez Rivera Universidad del Azuay. Cuenca, Ecuador

Palavras-chave:

subvenciones, hidrocarburos, Ecuador, política energética

Resumo

82% da matriz energética do Equador é suportada pelo consumo de derivados de petróleo, como diesel, gasolina e GLP. No entanto, o Equador figura internacionalmente como um dos países com os maiores subsídios para combustíveis, com uma porcentagem maior desses subsídios do que educação e saúde. O subsídio aos combustíveis no Equador exige mais de 3 bilhões de dólares por ano, equivalentes a 17% do orçamento geral do Estado (PGE).

O derivado de petróleo mais subsidiado no Equador é o diesel. O preço deste produto no país é de aproximadamente 50% do seu custo no mercado internacional. Os baixos preços de venda de hidrocarbonetos em relação aos mercados internacionais, produzem desvio de produtos para as fronteiras, representando uma perda econômica significativa para o Equador.

Ter uma tributação social e ambientalmente justa desencorajaria o uso abusivo de recursos naturais e incentivaria a coleta de recursos que poderiam ser usados ​​para financiar programas sociais e ambientais e promover o desenvolvimento de tecnologias limpas.

No analisado, são apresentadas propostas que ajudam a reduzir os subsídios aos combustíveis fósseis, minimizando os efeitos sobre os setores sociais que dependem desses subsídios.

Publicado

2018-07-12

Como Citar

SUBSÍDIOS AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO EQUADOR: Diagnóstico e Opções para sua Redução Progressiva. (2018). REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 28(1), 87-106. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/23