Estado da arte da aplicação do método de transferência de benefícios na Argentina

Autores

Palavras-chave:

avaliação, ambiente, Argentina, transferência de benefícios

Resumo

A valorização dos serviços ecossistêmicos é um elemento-chave na tomada de decisões sobre o uso ou conservação da natureza. Da diversidade de métodos disponíveis de avaliação econômica e ambiental, o MTB (Benefit Transfer Method) oferece a vantagem do baixo custo de aplicação, uma vez que se baseia em outros resultados de estudos de avaliação baseados em diferentes métodos em locais semelhantes aos do estudo. O objetivo do trabalho foi revisar os casos de aplicação do MTB na Argentina, pesquisando bancos de dados de publicações em revistas locais e internacionais, anais de conferências e edições de livros disponíveis na Internet e em formato físico. Uma metodologia de pesquisa histórica e exploratória foi aplicada do geral ao particular. Os resultados mostram que existem poucos estudos sobre a aplicação do MTB na Argentina, exceto por algumas citações do método em outras publicações. A aplicação do método é recomendada nos casos em que os custos da avaliação empírica são altos ou onde há documentação e resultados de outros métodos que podem ser usados ​​nesse método. No entanto, é necessário se proteger contra fatores que levem a questionar a aplicabilidade dos resultados em um contexto diferente do objeto do estudo.

Biografia do Autor

Miguel Sarmiento, Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE) – Santiago del Estero, Argentina

Professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Santiago del Estero (UNSE), Argentina.
https://orcid.org/0000-0002-2342-4266

Carlos Alberto Bruno, Universidade Nacional de Santiago del Estero, Argentina

Doutorado pela Faculdade de Ciências Florestais da Universidade Nacional de Santiago del Estero (UNSE), Argentina.
https://orcid.org/0000-0001-6064-6434

Publicado

2020-05-05

Como Citar

Sarmiento, M., & Bruno, C. A. (2020). Estado da arte da aplicação do método de transferência de benefícios na Argentina. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 32(1), 67–82. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/vol32-1-4