Política Editorial

Foco e Escopo

Editada pela Rede Iberoamericana de Economía Ecológica (REDIBEC) desde 2004, a Revista Iberoamericana de Economía Ecológica (REVIBEC) publica artigos inéditos em espanhol e português que tratem da relação entre meio ambiente, sociedade e economia, particularmente relacionados à Economia Ecológica e às linhas temáticas propostas pelo Conselho Editorial. Os estudos podem ser de natureza teórica, metodológica, histórica e aplicada, desde que alinhados à abordagem da Economia Ecológica.

 

Linhas temáticas

Os artigos devem enquadrar-se nas seguintes áreas temáticas relacionadas com as interações entre a economia, o meio ambiente e socioambiental, objeto de análise da Economia Ecológica, e devem, na medida do possível, considerar a sua relevância ou aplicação na Região Iberoamericana:

  • Macroeconomia ecológica, a “medição do capital natural”, contabilidade macroeconômica verde, o debate entre noções “fracas” e “fortes” de sustentabilidade.
  • Indicadores biofísicos de desenvolvimento.
  • Índices de (in)sustentabilidade da economia.
  • Fluxos de energia e materiais (metabolismo) na economia.
  • Instrumentos econômicos de política ambiental.
  • A incomensurabilidade dos valores.
  • Avaliação ambiental integrada, incluindo construção de cenários, modelagem dinâmica, métodos participativos de tomada de decisão.
  • Avaliação de serviços ecossistêmicos e ambientais.
  • Instrumentos econômicos para a gestão de recursos naturais, incluindo aspectos de direitos de propriedade e instituições sociais.
  • Conflitos de distribuição ecológica.
  • Estudos da complexidade nas relações entre os sistemas econômicos e ecológicos.
  • Avaliação de risco, incerteza, complexidade e ciência "pós-normal".
  • Relações entre economia ecológica e economia feminista.
  • Aspectos internacionais da sustentabilidade, incluindo a relação entre integração econômica e meio ambiente, mudanças climáticas e gestão global de serviços e recursos naturais.
  • Causas e consequências ambientais das mudanças tecnológicas, relações entre a economia ecológica e a economia evolutiva.
  • Progresso tecnológico e desenvolvimento sustentável.
  • Consumo e meio ambiente.
  • Políticas de consumo sustentável.
  • Ecologia industrial.
  • Ecologia Política.
  • Ecofeminismo.
  • Questões históricas da relação entre economia e meio ambiente na América Latina.

 

Processo de avaliação pelos pares

As contribuições não serão pagas e passarão pela avaliação do Conselho Editorial, que analisa o enquadramento ao escopo, às linhas temáticas e às diretrizes para autores da REVIBEC. Caso não satisfaça aos requisitos mencionados, a submissão será rejeitada nessa fase de avaliação pelo Conselho Editorial. Considerados esses requisitos, o artigo é encaminhado, de forma anônima, a revisores externos especializados. As avaliações, em formato “duplo cega” (double blind peer review), são enviadas aos autores ao final do processo. Mas a decisão final cabe ao Conselho Editorial.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de acesso livre

A REVIBEC busca a democratização do acesso ao conhecimento científico. Desse modo, a REVIBEC: (1) não cobra nenhuma taxa ou encargo financeiro referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação; (2) oferece acesso livre e imediato a todo seu conteúdo; (3) adota a licença Creative Commons (CC BY).

 

Código de Ética e Boas Práticas de Publicação

Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo COPE (Committee on Publication Ethics), que buscam regulamentar o código de ética de publicações científicas, a REVIBEC adota os seguintes procedimentos em sua política editorial:

Autores: observar as diretrizes para autores da REVIBEC a fim de satisfazer todas as condições impostas para que a submissão do artigo possa ser avaliada por pares com vistas à publicação. Artigos que violem o referido código de ética das publicações científicas, tais como plágio, fraude, submissões duplicadas, manuscritos já publicados, falsificação de informações, fabricação de resultados, autoria indevida ou fantasma, dentre outros, serão sumariamente rejeitados.

Conselho Editorial: analisar o enquadramento do trabalho quanto ao escopo, linhas temáticas, padrão, código de ética e às diretrizes para autores. Caso o artigo não satisfaça tais condições, a submissão pode ser rejeitada na fase de avaliação pelo Conselho Editorial. Observados tais requisitos, deve-se encaminhar o artigo aos revisores anônimos especializados, cujos pareceres são disponibilizados aos autores ao final do processo de avaliação. Por fim, cabe ao Conselho Editorial garantir o anonimato de autores e revisores, tratando todos os manuscritos submetidos como documentos confidenciais.

Revisores: observar eventuais conflitos de interesse caso se reconheça a autoria do trabalho em avaliação, o qual não deve ser compartilhado ou debatido com terceiros. A análise do artigo deve ser realizada com base nos requisitos contidos nas diretrizes para autores. Por fim, também cabe ao avaliador identificar a possibilidade de infração do referido código de ética, bem como as condutas mencionadas acima.

 

Resolução de conflitos de interesses e violação do código de ética

Quando da submissão do artigo, os autores reconhecem explicitamente não possuir quaisquer conflitos de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmica ou financeira. Eventuais violações do código de ética devem ser enviadas ao editor-chefe, que as encaminhará ao Conselho Editorial para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Caso haja necessidade, a REVIBEC se compromete a publicar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas.

 

Submissões online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou registrar uma nova conta.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de artigos, bem como para acompanhar o processo editorial.

 

Síntese da Política Editorial

 

A Revista Iberoamericana de Economia Ecológica (REVIBEC) considera as seguintes diretrizes gerais de política:

  • O objetivo da revista é a publicação e divulgação de obras originais de interesse no campo da Economia Ecológica. As contribuições podem ser teóricas, metodológicas ou ser o resultado de pesquisas empíricas ou estudos de caso, que permitem avançar no conhecimento desta temática e que são de interesse para a região iberoamericana.
  • A revista considerará os limites temáticos estabelecidos pelo Conselho Editorial e especificados a seguir.
  • A revista será publicada semestralmente em espanhol e português, de acordo com o idioma de origem das contribuições.
  • Os artigos enviados para publicação passarão por um processo de seleção pelo Conselho Editorial da REVIBEC, que por sua vez terá o critério de um grupo de revisores externos sob o sistema duplo-cego (o avaliador não sabe o nome e a origem do autor, e o autor recebe pareceres anônimos). Para a publicação dos artigos, será dada particular atenção à sua qualidade, originalidade e interesse geral, de acordo com as normas definidas pelo Conselho Editorial.
  • O Conselho Editorial definirá os temas centrais de cada número da revista, que considerará as necessidades de desenvolvimento teórico, metodológico e instrumental da Economia Ecológica na região, bem como o interesse dos participantes da REDIBEC.
  • A Revista é gratuita e distribuída eletronicamente.
  • Os autores manterão os direitos de propriedade sobre os artigos publicados na revista, mas deverão citar as referências de sua primeira publicação na Revista Iberoamericana de Economia Ecológica, para que possam ser divulgados em outro meio.
  • A REVIBEC adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.