Os megaeventos esportivos e a sustentabilidade urbana: o caso da cidade de Natal/Brasil

Autores

  • Fábio Fonseca Figueiredo Universidad Federal del Río Grande del Norte, Brasil
  • Maria do Livramento Miranda Clementino Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Palavras-chave:

Megaeventos esportivos, impactos e legados, sustentabilidade ambiental, enverdecimento

Resumo

Na sociedade global, as localidades se esforçam por receber megaeventos esportivos vislumbrando seus impactos e legados relacionados a aspectos econômicos, sociais, estruturais, políticos, urbanos, esportivos, etc. Recentemente, as questões ambientais passaram a compor a miríade de possibilidades, de tal forma que cidades que desejam hospedar um megaevento devem explicitar minuciosamente as ações ambientais para enverdecer o megaevento pleiteado.
Partindo da consulta a experiências de cidades que receberão megaeventos esportivos globais e que formularam estratégias fundamentadas no princípio da sustentabilidade, o artigo aborda as ações de caráter ambiental propostas pela Prefeitura de Natal/Brasil relacionadas à Copa do Mundo de Futebol de 2014, focalizando os aspectos que compõem a sua gestão de resíduos sólidos durante a realização do megaevento na cidade.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Figueiredo, F. F., & do Livramento Miranda Clementino, M. (2018). Os megaeventos esportivos e a sustentabilidade urbana: o caso da cidade de Natal/Brasil. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 25, 17–32. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/135