Avaliação de dois métodos para o uso turístico em áreas naturais protegidas

Autores

  • Romano Gino Segrado Pavón Universidad de Quintana Roo, México
  • Rocío del Carmen Serrano Barquín Universidad Autónoma del Estado de México, México
  • José Isabel Juan Pérez Universidad Autónoma del Estado de México, México
  • Graciela Cruz Jiménez Universidad Autónoma del Estado de México, México
  • Mónica Concepción Balbuena Portillo Universidad Nacional de Asunción, Paraguay

Resumo

O objetivo geral foi realizar uma análise crítica do método dos Limites Aceitáveis de Mudança e Capacidade de Carga Turística em áreas naturais protegidas, com ênfase na proposta de Cifuentes et al. (1999) porque é o instrumento mais aplicado na América Latina. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos referentes ao objeto de estudo.
Como resultados, determina-se que o método Cifuentes se concentra em aspectos lineares, unidimensionais e parciais, não considera a homeostase e omite o zoneamento prévio, o que facilita sua operação em áreas naturais protegidas, mas gera valores heurísticos. Sugere-se fortalecer o método com a inclusão de aspectos sociais e econômicos para integrar as três dimensões da sustentabilidade, bem como incorporar a área de influência na área natural protegida dentro da análise integrativa no planejamento turístico.

Publicado

2018-08-09

Como Citar

Segrado Pavón, R. G., del Carmen Serrano Barquín, R., Isabel Juan Pérez, J., Cruz Jiménez, G., & Concepción Balbuena Portillo, M. (2018). Avaliação de dois métodos para o uso turístico em áreas naturais protegidas. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 23(1), 1–14. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/164