A percepção do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais na Comunidade de San Miguel e Santo Tomás Ajusco, México

Autores

  • María Perevochtchikova Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales, El Colegio de México A.C
  • Iskra Alejandra Rojo Negrete Pós-graduado em Geografía, Universidad Nacional Autónoma de México

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo sobre a percepção dos efeitos que teve o processo de implementação do programa de pagamento federal por Serviços Ambientais (PSA) na comunidade de San Miguel e Santo Tomas Ajusco, Distrito Federal, México. No esquema da PSA, provedores de serviços ambientais florestais (principalmente as comunidades e ejidos) receber uma compensação financeira para a realização de atividades de conservação determinadas pelo mesmo programa, que é administrado no México pela Comissão Nacional Florestal (CONAFOR).
Sob que dois tipos de atores envolvidos neste processo (por um lado, CONAFOR, representando o comprador de serviços ambientais, e outras comunidades, que dependem da implementação e continuidade do programa em um determinado território se situam ) a necessidade de conhecer a opinião da comunidade sobre o programa foi levantada. Assim, a análise incidiu sobre a sua percepção da finalidade para a qual examina dois grupos de representantes com diferentes poder de decisão foram aplicadas: trabalhadores envolvidos em membros trabalhos de conservação e comunitárias que fazem parte da Assembleia Geral. No estudo a heterogeneidade dos pontos de vista e a necessidade de avaliar cuidadosamente os efeitos do programa, propor melhorias para o instrumento e, assim, alcançar um maior impacto sobre a sociedade eo ambiente era evidente.

Publicado

2018-08-09

Como Citar

A percepção do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais na Comunidade de San Miguel e Santo Tomás Ajusco, México. (2018). REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 23(1), 15-30. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/165