Alimentos quilométricos e gases de efeito estufa: Análise do transporte de alimentos importados no Estado espanhol (1995-2007)

Autores

  • Xavier Simón Fernández
  • Damián Copena Rodríguez Investigador en la Universidad de Vigo
  • David Pérez Neira Profesor en la Universidad Pablo de Olavide
  • Manuel Delgado Cabeza Profesor en Universidad de Sevilla
  • Marta Soler Montiel Profesora en la Universidad de Sevilla

Resumo

Este artigo analisa a pressão ambiental da importação de alimentos no Estado espanhol durante o período 1995-2007 através de três indicadores biofísicos: a quantidade de alimentos importados (t), as emissões de CO2-eq e a distância percorrida por alimentos ou "Milhares de comida" (km). A análise é realizada por meio de transporte (aéreo, ferroviário, rodoviário e marítimo) e por países para 10 grupos de produtos da divisão "alimentos e animais vivos" da Classificação Uniforme para o Comércio Internacional (SITC) das Nações Unidas. estatísticas do comércio internacional público a partir do banco de dados de acesso aberto DataComex.

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Alimentos quilométricos e gases de efeito estufa: Análise do transporte de alimentos importados no Estado espanhol (1995-2007). (2018). REVIBEC - Revista Iberoamericana De Economía Ecológica, 22(1), 01-16. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/171