Boa vida: o surgimento da América Latina no campo gravitacional do desenvolvimento sustentável

Autores

  • Julien Vanhulst Doctor (c) Université Libre de Bruxelles (IGEAT-CEDD) y Universidad Alberto Hurtado (Depto. de Sociología – beca MECESUP)
  • Adrian E. Beling Doctor (c) Universidad Alberto Hurtado (Depto. de Sociología – beca MECESUP) y Universidad Humboldt de Berlín (Depto. de Sociología – beca KAAD)

Resumo

No presente artigo, propomos uma revisão do conteúdo do Buen vivir como um discurso emergente dentro do "campo gravitacional" do desenvolvimento sustentável: sua gênese, seus fundamentos e sua singularidade. Em primeiro lugar, consideraremos as críticas ao discurso do desenvolvimento e seu herdeiro direto: o desenvolvimento sustentável. Em seguida, revisaremos brevemente a posição da América Latina no campo discursivo global do desenvolvimento sustentável e o lugar do Bem-viver nas controvérsias em torno desse campo. Abreviando-se no imaginário tradicional dos povos originários do continente, esse novo discurso foi teorizado na esfera acadêmica e traduzido em princípios normativos que permearam a esfera política, especialmente visível no Equador e na Bolívia. Neste artigo, nos referimos ao "Buen Vivir" como a reformulação contemporânea do conceito Quechua Sumak Kawsay e conceitos relacionados de outros povos indígenas. Inclui tanto a ideia de uma interdependência entre a sociedade e seu ambiente natural quanto uma concepção do universal como uma realidade plural. Por fim, além de suas implicações para o debate ambiental, a proposta do Bem Viver implica também uma redefinição das relações entre cidadania, Estado e mercado.

Biografia do Autor

Adrian E. Beling, Doctor (c) Universidad Alberto Hurtado (Depto. de Sociología – beca MECESUP) y Universidad Humboldt de Berlín (Depto. de Sociología – beca KAAD)

Doutorado (c) Universidade Alberto Hurtado (Departamento de Sociologia - bolsa MECESUP) e Universidade
Humboldt Berlin (Departamento de Sociologia - KAAD scholarship)
Tese de doutorado no projeto FONDECYT N ° 1110428
Assistente de Pesquisa do Programa de Estudos Globais (GSP) - FLACSO Argentina

Publicado

2018-09-05

Como Citar

Vanhulst, J., & E. Beling, A. (2018). Boa vida: o surgimento da América Latina no campo gravitacional do desenvolvimento sustentável. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 21(1), 1–14. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/179