Custos ecológicos: dilemas dacotonicultura em Mato Grosso

Autores

  • Alexandre Magno De Melo Faria Universidade Federal de Mato Grosso
  • Indio Campos Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Resumo

Este trabalho discute os dilemas ecológicos do capital aplicado na cotonicultura no estado de Mato Grosso, no CentroOeste do Brasil. O modelo tecnológico utilizado é o chamado de “revolução verde”, que se inicia com corte raso da mata nativa e depois estabelece culturas dependentes de insumos químicos, que geram erosão, perda de nutrientes do solo e perda de funções ecossistêmicas. A perda da fertilidade natural força o uso cada vez maior de agrotóxicos e fertilizantes.
A estagnação da produtividade da terra conjugada com a elevação dos custos do trabalho mecânico e dos insumos aumenta o custo de produção de algodão, gerando dúvidas sobre a capacidade de competição do ramo. É desta forma que se expressam os custos ecológicos na monocultura do algodão no trópico úmido. Este modelo tecnológico não apresenta sinais de evolução rumo a uma nova racionalidade produtiva agroecológica necessária para recuperar a estrutura e a funcionalidade dos ecossistemas naturais locais e a revitalizar os sistemas de cotonicultura da região.

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

Custos ecológicos: dilemas dacotonicultura em Mato Grosso. (2018). REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 19(1), 42-53. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/197