Sustentabilidade da produção de suínos na Catalunha (Espanha). Aplicação de análise multicritério
Resumo
A avaliação da sustentabilidade em modelos de produção de suínos na Catalunha (Espanha), através da análise multicritério, está estruturada em duas partes. O primeiro é o estabelecimento do quadro de análise onde, de forma participativa, são definidos os critérios de avaliação, os seus indicadores e as escalas de avaliação. Na segunda, a metodologia exposta é implementada para avaliar a sustentabilidade de três modelos produtivos e detectar possíveis conflitos entre os diferentes grupos de interesse.
Os resultados mostram que, do ponto de vista da ostenbilidad, com base nos critérios considerados e sob diferentes opções robustez, modelo de produção mais sustentável é o ecológico, seguido pela família e, em último lugar, o modelo denominado integração Em relação à formação de coalizões, observa-se que existe um importante grupo de atores que apostam, primeiramente, no modelo de integração. Os resultados anteriores sustentam a necessidade de promover modelos intermediários entre ecologia e integração.
Uma opção conciliatória, entre as existentes, poderia ser do tipo familiar, aplicando algumas melhorias de gestão para que os requisitos de sustentabilidade sejam plenamente atendidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.