O fluxo de materiais e desenvolvimento econômico na Espanha: uma análise sobre a desmaterialização (1980-2004)

Autores

  • Ana Citlalic González Martínez ENT Environment and Management
  • Sílvia Cañellas Boltà Consell Assesor per al Desenvolupament Sostenible, CADS
  • Ignasi Puig Ventosa ENT Environment and Management
  • Daniela Russi Amphos 21
  • Cristina Sendra Sala Eco Intelligent Growth
  • Amalia Sojo Benítez LCA México

Resumo

A análise dos fluxos de materiais que circulam por um sistema econômico é uma maneira de medir a dimensão física do consumo e a apropriação de recursos por uma sociedade e, consequentemente, é uma forma indireta de medir seu impacto ambiental. Dessa forma, indicadores de fluxos de materiais podem ser considerados como indicadores indiretos de sustentabilidade e, portanto, podem ser úteis para checar a hipótese de desmaterialização; isto é, a ideia de que o progresso tecnológico leva a uma diminuição no total de materiais usados ​​(forte desmaterialização) ou nos materiais usados ​​por unidade de produção (fraca desmaterialização).
Este artigo apresenta a contabilidade dos fluxos de materiais para a Espanha entre 1980 e 2004. Também analisa a hipótese da curva ambiental de Kuznets usando o consumo de materiais como um indicador de impacto ambiental. A análise revela que durante o período analisado não houve processo de desmaterialização, nem forte nem fraco.
Embora a população não tenha aumentado significativamente, os materiais mobilizados pela economia espanhola (insumos diretos de materiais, EDM) dobraram, crescendo a taxas anuais acima do PIB. Além disso, observa-se que, em termos físicos, a Espanha tornou-se mais dependente do comércio exterior. De fato, as importações líquidas medidas em toneladas dobraram durante o período.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Citlalic González Martínez, A., Cañellas Boltà, S., Puig Ventosa, I., Russi, D., Sendra Sala, C., & Sojo Benítez, A. (2018). O fluxo de materiais e desenvolvimento econômico na Espanha: uma análise sobre a desmaterialização (1980-2004). REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 14(1), 33–51. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/233