Bens e serviços ambientais e as negociações na OMC

Autores

  • Luciana Togeiro de Almeida Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Mário Ferreira Presser Instituto de Economia da UNICAMP

Resumo

Este artigo analisa o estado atual das negociações sobre a liberalização de bens e serviços ambientais na OMC sob a ótica dos interesses do Brasil. A proposta submetida pelo Brasil à OMC referente a este mandato negociador é analisada à luz dos dados estatísticos sobre o comércio mundial de bens e serviços ambientais e de como o país se insere nesse comércio, bem como também considerando as demais posições negociadoras de países desenvolvidos e em desenvolvimento. As negociações neste mandato revelam em geral o amplo predomínio das preocupações e interesses comerciais sobre os aspectos ambientais. O Brasil tem adotado uma posição bastante cautelosa nestas negociações em grande medida por temer eventuais perdas comerciais, ainda que a sua balança comercial em bens ambientais encontrese numa posição menos vulnerável comparativamente à situação da maioria dos países em desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Luciana Togeiro de Almeida, Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professora Doutora do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) e da International Society for Ecological Economics (ISEE)

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Bens e serviços ambientais e as negociações na OMC. (2019). REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 5(1), 1-11. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/309