Quando a comunidade procura ser ouvida. O conflito dos resíduos sólidos urbanos da Grande San Miguel de Tucumán (Argentina)

Autores

  • Marcela Colombo
  • Gloria Carrizo Miembro del CENA (Centro de Estudios sobre la Naturaleza y el Ambiente)
  • Graciela Barbá Miembro del CENA (Centro de Estudios sobre la Naturaleza y el Ambiente)

Resumo

O presente trabalho descreve o conflito ambiental representado pela disposição de resíduos sólidos urbanos em San Miguel de Tucumán, capital da Província de Tucumán, Argentina. Diferentes atores sociais convergiram para um auto-apelo cidadão, conseguindo a demissão do projeto proposto unilateralmente pelo Poder Executivo Provincial.A partir da experiência acumulada neste caso, pode-se destacar: Que medidas unilaterais, somadas à falta de informação e consulta dos atores envolvidos, podem gerar conflitos socioambientais, como o descrito.Que a falta de respostas efetivas às reivindicações feitas pelos meios legais, administrativos e governamentais estabelecidos, pode encontrar na reivindicação organizada da comunidade uma forma de defender seus direitos e interesses.

Publicado

2019-07-18

Como Citar

Quando a comunidade procura ser ouvida. O conflito dos resíduos sólidos urbanos da Grande San Miguel de Tucumán (Argentina). (2019). REVIBEC - Revista Iberoamericana De Economía Ecológica, 2(1), 9-19. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/332