A IDEOLOGIA DA ÁGUA NA ESPANHA; Desmontagem do Discurso

Autores

  • Victoria Aragón García Profesora Asociada
  • Pedro Arrojo Agudo Departamento de Análise Econômica, Universidade de Zaragoza

Palavras-chave:

água, cultura, desenvolvimento, sustentabilidade, comunicação

Resumo

A água é usada como um instrumento de poder, com uma forte projeção produtivista de mídia que distorce seus valores sociais, culturais e ambientais. A partir da visão do crescimento ilimitado, a ideologia neoliberal liga as políticas da água ao desenvolvimento, sustentabilidade, solidariedade ou justiça.
manipulando esses conceitos, apesar de gerar conflitos sociais crescentes e problemas de insustentabilidade. Enquanto isso, os cidadãos mal informados e manipulados continuam a acreditar, embora com duvidas cada vez maiores, sobre os benefícios do discurso dominante, embora seja cada vez mais longe do interesse.
geral
O objetivo deste trabalho é analisar a construção ideológica do discurso e refletir sobre a informação e a opinião dos cidadãos. Para conseguir isso, apresento uma abordagem à ideologia da água, determinando seus principais argumentos e sua relação com interesses econômicos além do bem comum, bem como fornecendo informações sobre o nível de informação e valorização do cidadão. A metodologia utilizada tem sido a análise de material bibliográfico, em contribuições gerais em questões de comunicação política e gestão e gestão de recursos hídricos, e relatórios e estudos com dados sobre opinião pública, água e meio ambiente.

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Aragón García, V., & Arrojo Agudo, P. (2018). A IDEOLOGIA DA ÁGUA NA ESPANHA; Desmontagem do Discurso. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 28(1), 37–51. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/84