Pagamentos por Serviços Ambientais: Instrumento Custo Efetivo na Aplicação do Requisito Legal Ambiental?

Autores

  • Thales Oliveira Rosa Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura. CEEMA/ECO/FACE. (UnB/Brasil)
  • Claudiano Carneiro da Cruz Neto Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura. CEEMA/ECO/FACE. (UnB/Brasil)

Palavras-chave:

Instrumentos econômicos, Comando e controle, Serviços ambientais, Política Ambiental, Custo efetividade

Resumo

Este trabalho teve objetivo principal apresentar uma reflexão com vistas a discutir se o pagamento por serviços ambientais (PSA), quando combinado com instrumentos de comando e controle, é capaz de gerar o incentivo necessário para garantir o cumprimento da legislação ambiental. O uso combinado de instrumentos de comando e controle e os instrumentos econômicos são bons exemplos como se gerar o incentivo necessário para garantir o cumprimento da legislação ambiental – p. e., os programas de PSA’s podem contribuir de maneira efetiva nos objetivos de conservação ambiental, pois têm condições de ajudar os proprietários rurais a se adaptarem as mudanças requeridas pela legislação ambiental, ao que ajuda na redução de seu custo de oportunidade.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Oliveira Rosa, T., & Carneiro da Cruz Neto, C. (2018). Pagamentos por Serviços Ambientais: Instrumento Custo Efetivo na Aplicação do Requisito Legal Ambiental?. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 27(1), 48–58. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/90