Troca ecologicamente desigual e troca desigual em Oscar Braun. Nexus, pontos em comum e especificidades

Autores

  • Guillermo Peinado

Resumo

O processo de reprimarização que a América Latina enfrenta introduz uma série de problemas entre os quais se destaca a dimensão ambiental. Neste contexto, a teoria do intercâmbio ecologicamente desigual visa sublinhar que mesmo padrões de comércio internacional financeiramente equilibrados podem envolver fluxos assimétricos de materiais e energia, isto é, transferências líquidas de capital natural.
No presente trabalho é realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de diferenciar as duas principais abordagens, economia política da biofísica e a concepção troiana, analisando os discursos por eles utilizados e suas principais contribuições teóricas e metodológicas.
A seção seguinte faz uma tentativa de estender o modelo de troca desigual de Oscar Braun às possíveis relações entre as condições necessárias para implantar estratégias autônomas de acumulação de capital na periferia e os impactos no capital natural. Depois disso, uma revisão do papel que Emmanuel, Braun e a concepção de Trojan atribuem aos preços internacionais está incluída.
Finalmente, as principais forças da teoria da troca ecologicamente desigual são resumidas.

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Peinado, G. (2018). Troca ecologicamente desigual e troca desigual em Oscar Braun. Nexus, pontos em comum e especificidades. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 24(1), 187–202. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/155