Joan Martínez Alier – professor, referência acadêmica e ativista da economia ecológica e da ecologia política

Autores

  • Mario Alejandro Perez Rincon Universidad del Valle (Univalle) – Cali, Colômbia
  • Yimel Irasu García Padilla Universidade de la Salle Bajío – León, Guanajuato, México

Palavras-chave:

ecologia política, economia ecológica, equidade, justiça, conflitos distributivos ecológicos

Resumo

Joan Martínez-Alier é ativista, fundadora e promotora das ideias da Economia Ecológica em permanente articulação com a Ecologia Política. Ele também é o criador do conceito de Ambientalismo dos Pobres que destaca o papel das comunidades incluindo camponeses, pescadores, grupos étnicos, marginalizados das grandes cidades, mulheres e outras populações, na conservação ambiental. Ele também contribuiu para a criação da International Society for Ecological Economics (ISEE) e do Ecological Economics Journal. É também o criador e diretor da revista Ecología Política e um dos diretores do Atlas Global de Justiça Ambiental (www.ejatlas.org), que torna visível a resistência das populações e comunidades ao extrativismo e em geral ao desenvolvimento que gera grandes impactos ambientais e injustiças. Em reconhecimento a uma vida acadêmica, suas múltiplas publicações com as quais aprendemos, uma vida de luta, uma vida de compromisso com a natureza e as comunidades empobrecidas pelo desenvolvimento, prestamos a ele esta pequena homenagem expressa nesta biografia. as muitas outras homenagens e reconhecimentos que foram feitos a ele em sua vida.

Biografia do Autor

Mario Alejandro Perez Rincon, Universidad del Valle (Univalle) – Cali, Colômbia

Professor e coordenador do Doutorado em Ciências Ambientais da Universidad del Valle, Cali, Colômbia. Mestrado e doutorado em Ciências Ambientais com ênfase em Economia Ecológia e Gestão Ambiental pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
https://orcid.org/0000-0003-2628-2360

Yimel Irasu García Padilla, Universidade de la Salle Bajío – León, Guanajuato, México

Universidade de la Salle Bajío – León, Guanajuato, México.

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Alejandro Perez Rincon, M., & Irasu García Padilla, Y. (2020). Joan Martínez Alier – professor, referência acadêmica e ativista da economia ecológica e da ecologia política. REVIBEC - REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMÍA ECOLÓGICA, 33(1), 55–77. Recuperado de https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/vol33-1-4