Eco-inovação nas empresas brasileiras: investigação empírica a partir da pintec

Autores

  • Debora Nayar Hoff Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Ana Paula Avellar Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
  • Daniel Caixeta Andrade Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Palavras-chave:

economia Verde, Tecnologia, Eco-Inovação, Inovação Ambiental, PINTEC

Resumo

Não são recentes as preocupações supra-nacionais em incluir meio ambiente e bem-estar social nas discussões sobre desenvolvimento, originando e reforçando o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Nas fases de evolução desta idéia, percebem-se dinâmicas recíprocas entre os agentes envolvidos e mudanças reativas a resultados anteriores.
Reconhecendo a interdependência entre as crises ambientais contemporâneas e a trajetória insustentável das atividades econômicas, discute-se um novo paradigma de organização econômica: a Economia Verde. A transição para este paradigma sustenta-se principalmente sobre a realocação de investimentos e a utilização das Eco-Inovações, pelas corporações. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama geral destas entre empresas brasileiras, buscando compreender o seu comportamento. Foram usados dados da PINTEC 2008 e referências internacionais como fontes de informação. Dentre os resultados destaca-se que o número de empresas Eco-Inovadoras representa 33,5 % do total amostrado pela PINTEC. Os principais tipos de Eco-Inovação implementadas são: técnicas de gestão ambiental (23.975 empresas), redução de impacto ao meio ambiente (13.159 empresas) e redução de consumo de matérias-primas (10.034 empresas). Fatores internos às empresas (dinâmica do processo produtivo) e fatores externos às empresas (leis ambientais e regulações) podem explicar a heterogeneidade nos subgrupos setoriais.

Downloads

Publicado

2018-05-24

Como Citar

Eco-inovação nas empresas brasileiras: investigação empírica a partir da pintec. (2018). REVIBEC - Revista Iberoamericana De Economía Ecológica, 26(1), 73-87. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/117