Governança dos recursos hídricos na Bacia do Rio Jundiaí (São Paulo): desafios para uma governança integrada e adaptativa

Autores

Palavras-chave:

governança dos recursos hídricos, comitês de bacias, política nacional de recurso hídricos, capacidade adaptativa

Resumo

A governança dos recursos hídricos é um desafio multidimensional e de grande complexidade uma vez que envolve diversas escalas, atores e interesses, e que experimentou profundas mudanças nas últimas décadas. No Brasil, o novo arcabouço institucional, regido pela Política Nacional de Recursos Hídricos, promoveu uma descentralização dos princípios da gestão integrada, objetivando uma gestão participativa e em múltiplas escalas e setores. Após duas décadas, este processo demonstra que ainda não está totalmente finalizado, com resultados mistos. Tal desafio tem sido amplificado, uma vez que as mudanças climáticas e a intensificação da ocorrência de eventos climáticos extremos afetarão de forma decisiva a forma como os recursos hídricos precisam ser gerenciados. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica da governança dos recursos hídricos da bacia do Rio Jundiaí (Brasil), tendo como ponto focal os desafios de coordenação e escala em sistemas multinível. A partir de um prisma institucional, a análise busca refletir sobre os gargalos e lacunas de governança que ainda persistem nos sistemas de governança dos recursos hídricos e de que forma os atores locais devem enfrentá-los.

Biografia do Autor

  • Bruno Puga, Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, Paraná, Brasil

    Pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    https://orcid.org/0000-0001-9602-6907

  • Junior Ruiz Garcia, Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, Paraná, Brasil

    Professor de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    https://orcid.org/0000-0001-6874-4100

  • Alexandre Gori Maia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, São Paulo, Brasil

    Professor Associado no Departamento de Teoria Econômica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp).
    https://orcid.org/0000-0003-0075-5094

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

Governança dos recursos hídricos na Bacia do Rio Jundiaí (São Paulo): desafios para uma governança integrada e adaptativa. (2020). REVIBEC - Revista Iberoamericana De Economía Ecológica, 32(1), 93-101. https://redibec.org/ojs/index.php/revibec/article/view/vol32-1-6